Partido Conservador chegará ao poder na Espanha

Santiago Abascal

Pela primeira vez desde o fim do regime de Franco, um partido ultraconservador, o Vox, deve entrar no Parlamento.

Candidatos militares entusiastas da ditadura e discurso nacionalista e antimigração centraram campanha.Santiago Abascal Conde ( pronúncia espanhola:  [sanˈtjaɣo aβasˈkal ˈkonde] ; nascido em 14 de abril de 1976) é um político espanhol, que é o líder do Vox desde setembro de 2014.

Antes da criação do último partido, Abascal, um antigo membro de longa data das Partido Popular , serviu como legislador no Parlamento Basco , fundou a Fundação para a Defesa da Nação espanhola e exerceu a função de diretor de entidades de financiamento público da Comunidade de Madrid.Para as eleições nacionais de 28 de abril, Abascal elogia não apenas as touradas, mas também outros costumes tradicionais espanhóis, como o flamenco e a caça.

Estes são alguns dos assuntos favoritos de seu recém-fundado partido, o Vox, que preocupa cada vez mais a cena política.Abascal, de 43 anos, sabe que muita coisa está em jogo na votação.

Pela primeira vez desde o fim da ditadura de Francisco Franco em 1975, um partido da extrema direita pode entrar no Parlamento de Madri. E se as pesquisas de opinião estiverem corretas, ele terá um apoio de dois dígitos logo de chegada.

Isso já aconteceu na eleição regional de Andaluzia em dezembro passado, quando o Vox ganhou 11% dos votos. Agora, a sigla fundada em 2013 compartilha o poder na região, tendo sido levada a uma coalizão com o conservador Partido do Povo (PP) e os liberais do Cidadãos. Isso pôs fim ao poder socialista na região, que já durava de 36 anos.

Fonte: DW e Wikipedia